4 Oportunidades para estudar nos EUA

Estudar nos EUA pode ser uma forma valiosa de mudar seu destino profissional. Não quero, com isso, desmerecer o ensino nas instituições brasileiras, mas a oportunidade de fazer um curso no exterior é algo que não se pode desperdiçar.

Se esse é o seu objetivo, existem alguns caminhos para chegar lá. O importante é ter em mente que você viverá uma experiência completamente diferente da vida universitária no nosso país. E quando digo “diferente” não quero dizer que é bom ou ruim, mas sim enriquecedor.

Conheça a seguir 4 oportunidades para estudar nos Estados Unidos e comece a traçar seu futuro.

4 Oportunidades para estudar nos EUA e se dar bem

4 Oportunidades para estudar nos EUA

  1. Ensino médio gratuito

Quem está na escola pode conseguir uma bolsa para cursar o ensino médio nos Estados Unidos. Para tanto, é preciso participar dos concursos que acontecem todos os anos para selecionar os sortudos que vão participar dos programas que contam com bolsa.

Alguns deles são o Global Citizen of Tomorrow do AFS, o World Study e o Jovens Embaixadores da Embaixada Americana nos Brasil, além de programas promovidos por entidades como UWC Brasil e o Rotary. Para concorrer é preciso acessar cada site e avaliar em quaisdeles você pode se candidatar, já que em alguns casos existem pré-requisitos nos quais os interessados devem se encaixar.

  1. Ensino Médio pago

Algumas bolsas de estudos são destinadas aos jovens com poucos recursos, assim, se esse não for o seu caso, é possível fazer parte do ensino médio nos Estados Unidos por meio de empresas de intercâmbio, que oferecem uma série de programas. Em geral, recomenda-se ao aluno interessado nessa aventura estudar apenas um semestre fora do país, preferencialmente, do 2º ano.

  1. Faculdade gratuita

Existem entidades brasileiras, inclusive, instituições de ensino, que oferecem bolsas de estudos para os alunos terem uma experiência acadêmica nos Estados Unidos. Também há faculdades estadunidenses que concedem bolsas de estudos a alunos brasileiros.

O Education USA é uma organização que ajuda os interessados em estudar no país estadunidense, indicando quais são as possibilidades e modalidades de bolsa. São 29 escritórios em todo o Brasil, assim, basta acessar o seu site, procurar o endereço mais próximo ou contatá-lo por e-mail ou telefone.

Outra dica é buscar a Fundação Estudar, que conta com programas de bolsas de estudos para faculdades estadunidenses. Já o IIE – International Institute of Education oferece um buscador onde é possível encontrar muitas opções de bolsas de estudos em diferentes modalidades, assim como o Funding US Study, que fornece informações sobre todas as oportunidades de estudo.

  1. Universidade paga

As bolsas de estudos para cursos a faculdade nos Estados Unidos são muito concorridas, da mesma forma que ocorre com as oferecidas para o ensino médio, sendo que o número delas é limitado. Além disso, nem todos os interessados se encaixam no perfil. Para esses casos, uma opção é investir financeiramente.

Enquanto para o ensino médio é possível contatar uma empresa de intercâmbio, para os interessados em fazer todo o curso superior nos Estados Unidos é preciso também se sair muito bem nos estudos, da mesma forma que as universidades estadunidenses exigem dos alunos que entram em suas faculdades.

Diferente daqui, lá não existe o vestibular e a aprovação de um aluno em uma determinada faculdade depende do seu histórico escolar, com notas, atividades extracurriculares, etc. Embora exista a realização de uma prova, contam pontos ainda a entrevista feita pelo aluno e o seu entusiasmo em entrar na universidade.

Então, se esse é o seu intuito é preciso se programar com antecedência, ainda no ensino médio, para ter boas notas. Além disso, você terá que mostrar que domina o inglês, através de prova de proficiência, bem como passar por um dos exames educacionais padronizados nos Estados Unidos para avaliar a sua capacidade.

Ou seja, pode ser bastante trabalhoso fazer todo um curso superior no exterior, além de ser exigida ainda a documentação completa necessária para entrar nos Estados Unidos. Porém, para quem deseja realizar esse sonho com certeza vale a pena o investimento financeiro.

A experiência de viver fora do Brasil é enriquecedora e vai ampliar seus horizontes. Sem dúvidas, um divisor de águas na sua carreira! Comece já a se preparar e aperfeiçoe o idioma clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *