8 Diferenças entre o inglês americano e britânico que podem te confundir

Não é só o sotaque que define as diferenças do idioma inglês britânico e inglês americano. Assim como acontece com o nosso português de Portugal e português brasileiro, a língua inglesa é cheia de pegadinhas.

Se você vai viajar para um dos dois países ou, ainda, pretende realizar uma prova de conhecimentos do idioma, sugiro que dê atenção a essas diferenças entre um e outro.

Veja só algumas dicas e quanta confusão pode se criar quando não temos o domínio do inglês.

8 Diferenças entre o inglês americano e britânico que podem te confundir

8 Diferenças entre o inglês americano e britânico que podem te confundir

  1. Palavras escritas

Enquanto as pessoas que moram nos Estados Unidos tentam escrever de forma que se assemelhe àpronúncia, o contrário serve aos britânicos, que priorizam a escrita correta.

Um exemplo é a palavra centre, que os estadunidenses mudaram para center. Também é o caso das palavras que finalizam em our, como colour, neighbour elabour e que, no inglês americano, se transformaram em color, neighbor e labor.

  1. Expressões cotidianas

Enquanto para os estadunidenses é gasoline, para os britânicos é petrol; line é queue; vacation é holiday, cab é taxi; elevator é lift; apartment é flat; yard é garden; e cookie é biscuit. Por isso, ao viajar para lugares com inglês diferente do qual você está acostumado e aprendeu, tome cuidado ao escolher determinadas palavras.

Outro exemplo é com a palavra billfold no inglês americano, que para o britânico é wallet. Já para os britânicos, underground significa metrô, sendo que para os estadunidenses refere-se ao subterrâneo, uma vez que para se referir ao metrô eles usam a palavra subway.

  1. Conversas confusas

Além de expressões diferentes, elas podem ter significados menos claros para o outro. Um exemplo é wash up, sendo que para quem fala o inglês americano isso significa wash the dishes (lavar os pratos), enquanto para quem fala o britânico é wash your hands (lavar suas mãos).

  1. Verbos

Os estadunidenses não fazem uso do verbo have got, o que é bastante comum aparecer nas conversas entre britânicos. Dessa forma, para dizer que tem um carro, um americano fala “I have a car”, enquanto o britânico diria “I havegot a car”.

  1. Mais verbos

Quem fala o inglês americano usa o verbo auxiliar do, pois utilizam o presente simples. Já os britânicos fazem uso do presente perfeito e, com isso, utilizam o próprio verbo tohave para fazer perguntas. Ou seja, enquanto um estadunidense diria “Do you have a car?”, o britânico questionaria “Have you got a car?”

  1. Alimentos

Como no Brasil existem formas variadas de chamar uma mesma comida conforme a região que se esteja, o mesmo acontece com alguns alimentos entre o inglês americano e o britânico. É o caso dos chips, que para os britânicos é a batata frita (fatias finas com sal e vinagre).

Porém, para os estadunidenses, chips são o que o pessoal do Reino Unido chama decrisps (batatas crocantes, como as industrializadas no Brasil). Outro exemplo: berinjela para os americanos é eggplant e para os britânicos é aubergine. E mais: a palavra sweet é sobremesa para os britânicos, mas para os estadunidenses depois do jantar se come um dessert.

  1. Vestuario

A calça nos Estados Unidos é chamada de pants, mas para os britânicos essa palavra se refere às roupas íntimas, sendo que para as calças se diz trousers. No Reino Unido pants também é usado como expressão para algo chato, como em thatfilmwaspants(aquele filme era muito ruim).

  1. Gírias

Enquanto muppet quer dizer que uma pessoa é idiota, no Reino Unido, a mesma palavra refere-se a um personagem do programa The Muppet Show, nos Estados Unidos. Ainda sobre as gírias, a forma de falar dinheiro é bem diferente, enquanto um estadunidense fala cash, o britânico diz quid.

Outra diferença que pode gerar muita confusão é falar cigarro no Reino Unido, que é fag. Porém, essa mesma palavra nos Estados Unidos é uma expressão pejorativa usada para ofender homossexuais. Imaginou a saia justa?

Essas e outras dicas você pode esclarecer clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *