Como estudar inglês em casa em 8 dicas práticas

Além dos aplicativos dos quais falei no artigo anterior, é importante que você se dedique para realmente estudar inglês todos os dias. Eles podem ser úteis em alguns momentos cruciais do seu dia, porém não dá para apostar só nisso para sair falando o idioma com fluência.

Seja qual for seu objetivo no aprendizado da língua, você deve criar um sistema de estudo que funcione na sua rotina.

Mas por que estudar todos os dias?

Mesmo que você tenha facilidade em aprender novas línguas, o inglês não é sua língua-mãe e isso significa que você deverá treinar seu cérebro para que ele não insista em traduzir tudo para o português!

Então se você tem apps no seu celular, faz curso presencial e mesmo assim não se sente confortável para sair falando inglês fluentemente, está faltando estudar inglês em casa. Eu vou dar algumas dicas que podem te ajudar com isso e tornar o aprendizado mais divertido. Confira!

8 Dicas para estudar inglês em casa

Como estudar inglês em casa em 8 dicas práticas

  1. Ter uma boa razão para aprender a falar inglês é o que vai ajudar você a manter o foco. Defina o seu objetivo e coloque-o em um mural (na geladeira, na tela do computador, etc) onde você possa visualizar todos os dias.
  2. Altere o idioma do seu computador, celular e outros equipamentos. A partir de agora, você precisa estar em contato com o inglês o tempo todo. Mesmo que você tenha dificuldade de lidar com os aparelhos mais simples no começo, em poucos dias verá que essa compreensão será automática.
  3. Se você ouvir um músico ou banda cantando em inglês e prestar atenção, treinando o seu ouvido e mesmo repetindo as frases, estará desenvolvendo a conversação. A dica é ouvir e anotar num papel a letra conforme você entender, depois poderá conferir se fez a adequação correta dos verbos e etc.
  4. Quando estiver com o vocabulário um pouco mais amplo, você pode tentar ler um livro do gênero que você curte. Ou então pesquise artigos da sua área profissional, reportagens sobre assuntos variados, sites com textos em inglês… Tudo isso ajudará você a se conectar com o idioma.
  5. Sempre que possível, assista a séries ou filmes americanos e ingleses sem dublagem. Você perceberá que, com o tempo, seu ouvido vai aperfeiçoar a técnica e você conseguirá entender sem conferir a legenda. Na evolução dessa prática, elimine as legendas e repita os diálogos dos personagens.
  6. Separe 30 minutos por dia para fazer exercícios de captação da língua, sempre os lendo em voz alta. Não importa a hora, se você só pode fazer isso à noite antes de dormir, o importante é que faça.
  7. Converse com outras pessoas em inglês. Você pode começar a praticar com amigos que falam o idioma melhor do que você, mas com o tempo a ideia é fazer amigos estrangeiros nas redes sociais. Além de treinar você vai ampliar sua rede e se divertir!
  8. Estabeleça o dia do inglês da semana, em que todas as pessoas que moram na sua casa apenas falarão em inglês. É claro que nem sempre você conseguirá ter sucesso nessa empreitada, pode ser que seu pai não queira nem saber, ou seu filho seja pequeno demais para entender o que está dizendo, mas mantenha seu propósito perguntando e respondendo a todos em inglês. Assim, você não apenas estará praticando o idioma, como também estará estimulando os demais a ampliar os conhecimentos.

Viu como pode ser divertido aprender inglês no dia a dia? A ideia é manter a regularidade e a dedicação, em poucos meses você perceberá uma melhora na fala e compreensão. Bons estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *