Como fazer amigos falando inglês

Não são raras as pessoas que estudam inglês durante anos e, depois que finalizam o seu curso, simplesmente esquecem-se de grande parte do que aprenderam. Isso acontece, em especial, com quem não pratica o inglês, por isso, não adianta gastar anos de estudos e, muitas vezes, de grandes somas de dinheiro, e não usar esse conhecimento acumulado.

Aprenda inglês sem sair de casa!

Dessa forma, para fazer uso do que você aprendeu e nunca mais esquecer, uma dica é saber como fazer amigos falando inglês. Se você não pretendia ter um novo idioma para dar a volta ao mundo, ou se isso ainda não foi possível, ou se o seu inglês não tem o objetivo de crescimento profissional imediato, é preciso fazer amizades com as quais você pode se comunicar.

É possível tanto conversar com outras pessoas que já são seus amigos e que também dominam ou inglês ou fazer novas amizades, o que é até mais indicado, principalmente, se forem pessoas que sejam nativas de países onde se tem o inglês como língua oficial.01_falando_ingles

Dependendo da cidade onde você more é mais fácil fazer amigos estrangeiros, como as mais turísticas, por exemplo, que costumam ter um maior número de norte-americanos, ingleses e outras pessoas que falam inglês. Porém, se esse não for o seu caso, é hora de aproveitar os vários benéficos que a internet oferece, entre eles, o de se comunicar com pessoas de todas as partes do mundo.

Pelas redes sociais você pode encontrar pessoas com as quais pode iniciar uma conversa e fazer amigos falando inglês. Há também sites que ensinam o inglês ou que são destinados mais especificamente a quem deseja treinar a sua segunda língua, sendo que alguns deles permitem que os seus usuários se comuniquem com pessoas de outros países.

Dicas para fazer amigos falando inglês

O problema que muitos professores salientam sobre como fazer amigos falando inglês é que percebem que, muitas vezes, não faltam oportunidades para treinar o idioma, mas sim, existe muita vergonha e falta de confiança. Em geral, os alunos de um curso de inglês se acostumaram a falar no idioma apenas com os seus demais colegas e o seu professor.

Dessa forma, não criam novas oportunidades de conversação. Dessa forma, é comum que na hora de puxar papo em inglês com alguém com quem o aluno não está acostumado seja difícil. Mesmo assim, é preciso superar essa vergonha ou medo de errar. Você pode saber toda a gramática da língua portuguesa, saber escrever muito bem, mas a conversação apenas é aperfeiçoada quando usada.

Lembre-se que ninguém nasce sabendo e que é normal cometer alguns erros, mas eles só não serão cometidos se você promover momentos de interação com outras pessoas. Aqui, vale o ditado, que a prática leva à perfeição. Você também não precisa começar uma conversa com palavras complexas, use o básico, que sempre funciona.

Superar o medo de errar também serve para os iniciantes, não é preciso dominar todos os conhecimentos da língua inglesa para começar a conversar com outras pessoas e fazer novas amizades. Se desde o início você tiver o hábito de falar em inglês e de puxar papo, quando finalizar os seus estudos, o inglês já estará fazendo parte de sua vida.

A seguir segue um exemplo de como começar um papo em inglês com outra pessoa:

Bate-papo em inglês02_falando_ingles

Você: Hello! How are you? – Oi, como vai?

Possível resposta: Very well, thanks. – Muito bem, obrigado.

Ou você pode usar termos mais informais, próprio dos jovens:

Você: What’s up? – E ai? Como está?

Possível Resposta: Great! – Ótimo.

Depois de uma apresentação, geralmente seguido de um aperto de mão, é normal o seguinte diálogo:

Você: Nice to meet you OR Pleased to meet you – Prazer em conhecê-lo.

Resposta: Nice to meet you too? – Prazer em conhecê-lo, também.

Para dar continuidade ao papo:

Você: How was your weekend? – Como foi o seu final de semana?

Resposta Positiva: I had a great weekend – Eu tive um ótimo final de semana

OR

It was nice – Foi legal; It was fun – Foi divertido; It kicked ass – Foi demais!

Resposta Negativa: Could have been better – Poderia ter sido melhor.

OR

It sucked big time. – Foi péssimo.

Mesmo que você esteja estudando inglês para crescer na sua carreira e, por isso, precise saber muitos termos formais e técnicos, é importante que conheça as expressões mais usadas no dia a dia também. São elas que serão úteis a você na hora de puxar papo e fazer novas amizades.

Além disso, mesmo quem está começando os estudos vai perceber que muitas palavras em inglês que pertencem ao cotidiano das pessoas, bem provavelmente, já foram ouvidas ou lidas milhares de vezes em programas de televisão, filmes, músicas, games e mesmo em publicidades.

Expressões cotidianas em inglês

Veja algumas expressões básicas para manter uma conversa em inglês:

– Do you like (this)? – Você gosta (disto)?

– I like / I don’t like (this) – Eu gosto / Eu não gosto (disso)

– When were you born? – Qual é a data do seu nascimento?

– Where were you born? – Onde você nasceu?

– How tall are you? – Qual é a sua altura?

– What’s your (tele)phone number? – Qual é o seu telefone?

– What’s your address? – Qual é seu endereço?

– Where do you study? / Where did you use to study? – Onde você estuda/ estudou?

– Do you like to cook? – Você gosta de cozinhar?

– What’s your favorite food? – Qual é sua comida favorita?

– Do you live in a house or an apartment? – Você mora em casa ou apartamento?

– Have you ever lived in another country? – Você já morou em outro país?

– How do you spend your free time? – O que você faz em seu tempo livre?

– What are your hobbies?/ What hobbies do you have? – Quais são seus hobbies?

– What do you do on Sundays? – O que você faz nos domingos?

– What do you do? What’s your job? – O que você faz? Qual é o seu trabalho? –

– Do you have any pets? – Você tem algum bicho de estimação?

– What was the last book you read? – Qual foi o último livro que você leu?

– Do you like sports? – Você gosta de esportes?

– What is your goal in life? – Qual é o seu objetivo na vida?

Truques para falar inglês melhor03_falando_ingles

Por mais que você esteja ansioso quando finalmente conseguir puxar conversa com uma pessoa em inglês, é preciso ter em mente algumas questões importantes. Assim como na língua falada em português, as pessoas não costumam falar da mesma forma que escrevem, além do fato de que no inglês também há muitas gírias.

Por isso, é muito importante também ouvir e assim você vai aprender bastante sobre como as pessoas falam no dia a dia. Seriados de televisão são boas dicas para assistir como forma de estudar e conhecer as expressões mais usadas. Além disso, quando estiver conversando com uma pessoa, você não está tendo a oportunidades apenas de falar, mas de ouvir também.

Dessa forma, deixe que o outro fale bastante e preste atenção, mas se você “se perder” em algum momento, não se intimide, peça que a pessoa repita algo que você não entendeu ou com educação solicite que ela fale mais devagar, explique que você está treinando o seu inglês. Com certeza, a pessoa não vai se importar a não ser que você deixe para falar isso tarde demais.

Na conversação, é preciso levar em conta ainda que as pessoas se comunicam também por meio da linguagem não verbal e, nesse sentido, é importante observar o seu interlocutor. Se ele fizer cara de quem não está entendendo o que você diz, pergunte: You know what I mean? or Don’t you agree? (Você entende o que eu quero dizer? ou Você concorda?).

Frases que facilitam a comunicação em inglês04_falando_ingles

Já se você quer colocar o seu inglês à prova e fazer muitos amigos, a dica é arrumar as malas e seguir para um país que tenha como língua oficial o inglês. Nesse caso, você não terá desculpas para não utilizar a conversação, fazer amigos, manter-se informado e tirar dúvidas, tudo em inglês.

Além disso, ao viajar para outro país você vai se deparar com uma série de situações em que poderá treinar o novo idioma, como na hora de buscar uma hospedagem, conhecer os pontos turísticos, fazer compras, pedir informações sobre localidades, ir ao mercado e muitas outras.

Alguns exemplos de frases com as quais você pode se deparar nesse caso são as seguintes:

– Where are you from? – Da onde você é? É a primeira coisa que as pessoas que perceberem que você é um estrangeiro vão querer saber.

– Is this your first trip to New York? – Essa é a sua primeira viagem à Nova York (ou qualquer outra cidade onde você esteja)?

– It’s hot today, isn’t it? – Está quente hoje, não está? Essa é ideal para quebrar o gelo, mostre que você sabe se comunicar e quer manter uma conversa.

E aí, que tal começar a fazer amigos para treinar seu inglês? Aproveite para conferir outras dicas gratuitas clicando aqui.

One thought on “Como fazer amigos falando inglês

  • 3 de setembro de 2016 at 06:58
    Permalink

    I’m new to weblog and absolutely savored this web page. More than likely I’m likely to bookmark your blog post . You certainly come with superb articles. Thanks a bunch for sharing your blog site.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *