Como treinar o inglês para entrevista de emprego

Quem está se preparando para uma entrevista de emprego na qual terá que mostrar as suas habilidades na língua inglesa deve estar afiado para se sair bem e aumentar as suas chances de seleção. Assim, algumas dicas de como treinar o inglês para entrevista de emprego vão ajudar nessa hora.

Uma delas é estar bem atento ao que o entrevistador vai dizer, ainda mais se a entrevista é feita toda em inglês. É possível que mesmo que as suas funções sejam especificamente técnicas, o entrevistador comece com perguntas genéricas em inglês para conhecê-lo melhor…

Como treinar o ingles para entrevista de emprego

Tell me about yourself (Me fale sobre você)

Essa pode ser a questão que inicia sua entrevista. Nessa hora, é importante falar de suas habilidades, inclusive, daquelas que o qualifiquem para o cargo. Por isso, vale treinar em casa o que você vai falar sobre você no idioma para que fique o mais natural possível.

Até porque, como acontece em qualquer entrevista de emprego, é importante estar relaxado e atento, já que a impressão é a primeira que fica.

What are your strengths? (Quais são seus pontos fortes?)

Outro bom momento para desenvolver suas habilidades de falar sobre você. Aproveite esse momento para deixar o idioma fluir para não perder a oportunidade de “vender seu peixe”.

Mas como fazer isso sem parecer um iniciante no inglês? Veja algumas dicas a seguir.

Dicas de como treinar o inglês

Algumas perguntas que podem surgir com foco específico na sua experiência profissional e conhecimento sobre a vaga são:

– Why are you interested in working for our company? (Por que você quer trabalhar nesta empresa?)

– Why did you leave your last job? (Por que saiu do seu ultimo emprego?)

– Do you have any questions for me? (Você quer me fazer alguma pergunta?)

Por isso, mesmo quem sabe falar inglês de forma bem fluente deve se preparar para a entrevista, uma vez que pode se deparar com a necessidade de falar sobre temáticas com as quais não está acostumado. Assim, treinar é importante a qualquer candidato e, na hora de fazer isso, uma dica é falar em frente ao espelho.

Essa técnica vai ajudá-lo a se observar enquanto fala, tornando possível corrigir possíveis erros mais facilmente. Outra dica é pedir que alguém faça as perguntas para você responder. Se essa pessoa souber o idioma melhor.

Porém, não é uma exigência, pois falar inglês em frente deoutra pessoa é útil para trabalhar possíveis receios que tenha no momento de estar cara a cara com o entrevistador. Além disso, quem tiver a primeira experiência de entrevista em inglês precisa treinar o vocabulário usado em sua área de atuação. Se isso não for feito, ficará visível que você não serve para a função.

O que pode ajudar você a passar na entrevista

Especialistas afirmam que se o candidato à vaga que exige o inglês não tiver ao menos o nível intermediário na língua inglesa será perda de tempo entrar para a seleção. Dificilmente o nível básico é suficiente para se dar bem em uma entrevista de emprego.

No entanto, mais importante do que isso é ser sincero e não dizer que é fluente no idioma quando não domina realmente o inglês. Nem sempre a informação errada é dada de propósito, pois existem pessoas que até dominam bem o idioma, mas apenas a gramática e não a conversação, o que para esses casos é o fundamental.

O que também pode acontecer é do candidato acreditar que domina o inglês, porém, somente para conversas informais, sendo que o mínimo (ou um pouco mais) a respeito da sua área de atuação é necessário conhecer. Assim, apenas se candidate a vagas que condizem com as suas habilidades, caso contrário, isso atrapalhará a sua imagem.

Uma última dica que vou deixar aqui hoje é: evite fazer com que o entrevistador repita as perguntas, o que só é pior do que cometer muitos erros em uma única resposta. Você pode até conhecer bem o idioma, mas o nervosismo atrapalhar, por isso, o preparo emocional também é fundamental.

One thought on “Como treinar o inglês para entrevista de emprego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *