Diferenças entre o inglês britânico, canadense e americano

Assim como o Brasil possui uma grande riqueza de sotaques, o que muitas vezes parece até que duas pessoas de estados diferentes estão em países distintos, tão forte são as influências regionais, o mesmo acontece entre as nações que falam a língua inglesa.

Dessa forma, quem estuda o idioma deve saber qual a diferença entre o inglês britânico, canadense e americano.

Como lidar com as diferenças entre inglês britânico, canadense e americano?

Diferenças entre o inglês britânico, canadense e americano

Quando se fala na diferença entre o inglês falado em diferentes países, não se refere apenas à pronúncia que as palavras recebem, mas também ao vocabulário e ao uso da gramática.

Mesmo que as diferenças sejam mais relativas às gírias, o vocabulário formal pode mostrar grandes diferenças de um país para o outro.

Para entender melhor qual a diferença entre o inglês britânico, canadense e americano, pode-se dizer que resumidamente, canadenses e britânicos falam de forma mais semelhante entre si e diferente dos americanos.

Em geral, no Canadá e no Reino Unido se faz uso de menos gírias e, por isso, a pronúncia está mais próxima da gramática. Pode-se dizer que eles, então, falam mais corretamente ou de maneira mais formal.Isso se dá também porque o Canadá já foi governado pelos britânicos no passado.

A nação possui ainda influência do francês, que é o segundo idioma mais falado no país. Por outro lado, geograficamente, os canadenses estão mais próximos dos americanos. Por esse motivo, muitas pessoas não percebem grandes diferenças quando se trata dos americanos, inclusive, dos que habitam o norte do país e dos canadenses que moram no sul. Ou seja, na fronteira de ambos os países, a influência que recebem um do outro causa menos estranheza entre os idiomas.

Por que é tão diferente?

Estados Unidos e Canadá são dois países com grandes territórios, facilitando que mesmo dentro de um país, cidadãos de diferentes regiões pronunciem as palavras de modo distinto. É preciso levar em consideração, portanto, que são diversos os fatores que interferem na maneira como cada povo pronuncia o inglês.

Uma diferença que confunde é que os canadenses falam a palavra colour com o u, como os britânicos, ou sem o u, como os americanos. Ou seja, é mais fácil diferenciar o idioma falado e escrito no Reino Unido e nos Estados Unidos e vice-versa do que envolver o Canadá na história, que possui características de ambas as nações.

Outro exemplo são as palavras recognize e analyze, que terminam em z no Canadá, mas no Reino Unido são escritas com s. Já na hora das expressões cotidianas, os canadenses e americanos estão mais próximos, uma vez que os britânicos possuem palavras diferentes para identificar as mesmas coisas.

Mais dicas que podem evitar confusões

Uma diferença evidente entre canadenses e britânicos é o sotaque. Quem vive no Reino Unido costuma falar tudo de modo bastante claro, com exceção da letra R, que eles abafam. Um exemplo é a palavra far, que na boca de um britânico fica fá. Já quem mora no Canadá exagera na pronúncia das vogais, assim, ao pronunciarem a apalavra color vão dizer culaur, enquanto no Reino Unido o mais comum será ouvir culer.

Outro exemplo mostra a diferença entre o inglês falado nos Estados Unidos e no Canadá. No caso da palavra composto, os americanos falam compósite, enquanto os canadenses pronunciam composíte. Além disso, o inglês falado pelos americanos se diferencia de forma geral aos demais porque eles falam mais rápido, além de usar um maior número de gírias.

Uma curiosidade é que nos Estados Unidos, muitas emissoras de televisão preferem contratar ancoras para os seus programas de notícias que sejam canadenses, pois como eles costumam falar de modo mais claro são mais indicados para a grande variedade de sotaques regionais que existem dentro dos Estados Unidos.

Agora é só estudar e se preparar para dominar o idioma. Não importa o país para onde você vai, com fluência em inglês você vai se sair muito bem! Clique aqui e confira mais dicas como essas.

4 thoughts on “Diferenças entre o inglês britânico, canadense e americano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *