O que os brasileiros podem aprender com a cultura inglesa

Você já se fez a pergunta: o que os brasileiros podem aprender com a cultura inglesa?

É possível encontrar costumes nos quais vale a pena se inspirar e produzir em praticamente todas as culturas espalhadas pelo mundo. Embora muito se fale do comportamento frio dos ingleses, a verdade é que alguns aspectos da sua cultura são dignos de reprodução. Veja alguns exemplos.

3 Coisas que os brasileiros podem aprender com a cultura inglesa

O que os brasileiros podem aprender com a cultura inglesa

1 – Doação de roupas em casa

em algumas épocas do ano é comum que os ingleses recebam em sua casa uma grande sacola na qual podem colocar roupas para doação. É isso mesmo! Se Maomé não vai até a montanha, a montanha vai até Maomé.

Afinal de contas, muitas vezes a correria faz com que a gente se esqueça, muitas vezes, de tirar um tempinho para separar aquelas roupas que não servem mais para doação. A ONG responsável pela iniciativa deixa grandes sacos de lixo na porta das casas e prédios para que os moradores depositem as suas doações e, no final do dia, as buscam.

2 – Prazer do chá

No Brasil, o cafezinho é um item que não pode faltar de modo algum no dia a dia de muitas pessoas. Embora seja uma bebida que conta com vantagens para a saúde, não deve ser ingerida em excesso, mas e aí, quando bater aquela vontade, o que fazer? Os chás são opções saudáveis de bebidas que podem substituir o café em alguns momentos do dia.

Além disso, o chá tem o benefício de ser funcional. Existem ervas para ajudar na digestão, os diuréticos, para eliminar as toxinas e outros. Também tem os chás com cafeína, como o preto, que na Inglaterra é uma das bebidas preferidas. Ele costuma ser ingerido com leite e acompanhado de guloseimas na hora do chá.

Tradicionalmente, os ingleses fazem o chá da tarde, apreciando a bebida e comendo algum doce e salgado juntos, como o lanche da tarde, aqui no Brasil. Que tal experimentar a mudança? Porém, não abuse do chá preto, pois a cafeína é uma amiga até certo ponto, depois pode se tornar a sua maior inimiga.

3 – Educação e pontualidade

Os bons modos são uma constante na vida dos britânicos, porém, menos calorosos que os brasileiros, apertam mais as mãos do que dão os beijinhos no rosto – apenas nos mais próximos. Quanto à pontualidade, são inflexíveis, tanto que existe a expressão quando alguém não se atrasa (muito comum no Brasil) “pontualidade britânica” – e quem disse que é ruim?

Muitas vezes, as pessoas colocam a culpa na correria do dia a dia para se esquecer completamente da educação. Sem excessos, comprimentos amigáveis apenas fazem bem a quem dá como o recebe e não se atrasar também é uma forma de ser educado com a pessoa que está esperando. Bons costumes a aprender com os ingleses nunca são demais.

O que já aprendemos

Curiosamente, alguns costumes são bem semelhantes aos do Brasil, como o gosto pelo futebol, até porque foram os ingleses que inventaram o esporte. Eles também se reúnem nos pubs (lembrando que muitos bares por aqui são inspirados nos pubs irlandeses e londrinos) para comer e beber.

Outros costumes semelhantes são os de superstições. Como para nós, passar por baixo de uma escada, quebrar um espelho e abrir o guarda-chuva dentro de casa são sinais de azar. Já o que dá sorte é achar um trevo de quatro folhas, mas diferente dos brasileiros também é sinal de boa sorte passar por um gato preto.

O que mais aprender com os ingleses

– não dar importância a ter carro e usar o transporte público,

– comer frutas,

– gostar de alimentos orgânicos,

– belos jardins,

– bons temperos, como o curry.

Eles também costumam ler muito, seja no ônibus, no metrô ou no trem. O que você pode aderir desde já, não é? E quem sabe desenvolver a habilidade de ler com fluência a língua inglesa? Você pode clicar aqui e fazer o Inglês do Jerry agora mesmo para aperfeiçoar o idioma.

One thought on “O que os brasileiros podem aprender com a cultura inglesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *